ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DESIGN DE EMBALAGENS

 

Inicialmente vamos pensar na seguinte situação: sou um consumidor e procuro um produto em uma loja, porém não tenho conhecimento prévio sobre o assunto. Nesse caso qual seria o diferencial do meu produto para os demais concorrentes? Levando em consideração que a decisão de compra é feita sem segundos? A COMUNICAÇÃO E O DESIGN DA EMBALGEM.

 

Mas o que preciso fazer para meu produto se comunicar melhor com meu consumidor? A função da sua embalagem vai além de simplesmente proteger seu produto, ela deve “vender” seu produto, por meio das cores, formas e apelos descritivos nela contida. De forma harmônica e bem estruturada todos os elementos citados destaca seu produto entre os concorrentes. 

 

COMO CRIAR EMBALGENS EFICIENTES E MEMORÁVEIS.

mãe e filha decidindo qual produto comprar

1 – PENSE O QUE SEU CONSUMIDOR BUSCA E PRECISA

Um erro comum que muitas empresas cometem no design de embalagens, é levar em consideração somente o ponto de vista da empresa, descartando as necessidades do seu público, e isso pode ser um erro fatal.
Falta de empatia no momento de elaborar seu projeto de embalagem, pode levar a comunicação para um norte totalmente oposto, porque seu consumidor possui expectativas e necessidades específicas, que quando não estão contidas nas informações da embalagem podem gerar rejeição do seu produto.

2 – DESIGN DE EMBALAGENS, AS VEZES MENOS É MAIS

Isso significa, que preencher cada milímetro da sua embalagem com informações, cores e fotos não tornará seu produto mais atrativo.
Pelo excesso de informação o consumidor pode rejeitá-lo, porque o desconforto visual naturalmente ocasiona esse efeito negativo.
Outro fator importante para ser levando em consideração é o excesso de informações e apelos, pois pode soar “desespero” em vender.

empilhamento de caixas com empilhadeira.

3 – PENSE NA DISTRIBUIÇÃO E NO PONTO DE VENDA

A distribuição e logística do seu produto influencia diretamente no design da embalagem, isso porque aspectos como empilhamento máximo e transporte ditam algumas diretrizes da embalagem.
O ponto de venda também deve ser levado em consideração, porque caso você use uma cor ou fonte de tamanho desproporcional ao local onde seu produto será exposto, você pode tornar seu produto invisível aos olhos do consumidor.

4 – PORQUE SE PREOCUPAR REGISTRO DE MARCA?

O registro de marca é fundamental, porque ele lhe dará segurança de que seu investimento em rótulos, caixas e divulgação não estarão sendo feitos em vão.
Caso você descarte ou pule essa etapa, você corre o risco de perder o valor investido, ainda ser processado judicialmente por isso.
O registro de marca não é um processo complexo de ser feito, o órgão responsável por esse trabalho no Brasil é o INPI (instituto nacional de marcas e patentes) .
Uma segunda alternativa para o registro de sua marca é uma startup chamada AVCTORIS, que atua no registro de COPYRIGHT.

5 – PRECISO DE UM CÓDIGO DE BARRAS?

O código de barras é um elemento fundamental, pois além de você informar ao governo que seu produto “existe”, ele possibilita a inserção do seu produto em lojas que fazem uso de sistemas digitais de controles de vendas no caixa.
O código de barras no Brasil é gerado a partir da instituição GS1, e o valor varia de acordo com o porte da sua empresa.

6 – PESQUISE NORMAS ESPECIFÍCAS DO SEU SEGMENTO

Produtos como, medicamentos e alimentos, tem normas específicas sobre informações que obrigatoriamente deverão conter na embalagem,
Geralmente essas normas são impostas pela ANVISA e pela ABNT, porém é fundamental uma pesquisa prévia do segmento do seu produto, pois pode acontecer de outras instituições também imporem normas.

PODEMOS TE AJUDAR NESSA JORNADA!

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo, ou já decidiu realizar o design ou re-design de suas embalagens entre em contato conosco através do formulário clicando no botão abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.